Pesquisar

23 de maio de 2012

Percorrendo Cantares de Salomão - Parte I

Depois de preparar um estudo do capítulo 2 do livro de Cantares, algo me disse que eu deveria percorrer por todo o livro e estudá-lo. Aceitei o desafio. Na verdade, sempre achei Cantares de Salomão um livro meio que "à parte": sua linguagem é diferente da linguagem do resto da Bíblia, assim como sua literatura e sua forma. Mas agora, tomo Cantares como qualquer outro livro da Biblia: é a Palavra de Deus. Se está ali, é porque foram palavras bafejadas pela boca de Deus! e se são palavras do Senhor, convém parar e ouvir.

Estou ciente de que, como todo livro da Bíblia, Cantares revela Cristo, de alguma forma. Decerto, essa revelação se dá na demonstração do relacionamento íntegro e imaculado de Salomão e Sulamita, que representa o amor sacrificial, ativo, volitivo e incondicional de Cristo por sua noiva, a igreja. Na verdade, o caminho que se acha para Cristo no livro de Cantares se dá por uma interpretação alegórica, contudo, sabemos que se tomarmos o livro na sua literalidade, veremos que a poesia de Salomão é pura e detidamente sobre seu enlace. Assim, tentarei tirar lições para a nossa vida, tendo Cristo como o alvo de nosso estudo.

A história que se conta a respeito do encontro de Salomão e Sulamita é a seguinte: Salomão, certo dia, foi visitar as vinhas que possuia no norte. Lá chegando com sua comitiva, encontrou-se com uma jovem camponesa, de pele morena e de semblante humilde. Ali, apaixonou-se. A jovem, tímida, fugiu de Salomão, mas Salomão não a pôde esquecer. Mais tarde, disfarçado de pastor, retornou aos vinhedos e conquistou seu amor. Então, revelou sua verdadeira identidade e lhe pediu que voltasse para Jerusalém com ele. Então vemos logo no início do livro Salomão e sua amada celebrando suas bodas no palácio.

Já no capítulo primeiro, encontramos um clima de romantismo, amor e respeito mútuo. Embora muitos achem que o livro de Cantares possui uma linguagem sensual e, quando não, obcena, veremos que o que marca o livro é o respeito entre o casal, mesmo nas cenas de amor explícito.

Logo no vv.2, encontramos Sulamita, chamada de "amada", dizendo o seguinte: "Beije-me ele com os beijos da sua boca; porque melhor é o teu amor do que o vinho". O vinho naqueles tempos era símbolo de alegria e festividade. Uma festa deveria ter vinho! Mas todos nós sabemos o que o excesso de vinho (ou de qualquer bebida alcoólica) traz: briga, conteda. Aliás, tem sido este o motivo pelo qual muitos lares têm sido desfeitos: a falta de alegria tem produzido o excesso de bebidas e vícios. Contudo, Sulamita está dizendo que o amor de Salomão era melhor que o vinho. Salomão trazia uma felicidade tal, que o vinho era dispensável. Salomão fazia sua esposa rir. Ele era a alegria dela, e a alegria era tal, que Sulamita diz que era "melhor que o vinho". A alegria que o vinho traz é passageira, mas a alegria que um amor real pode trazer é permamente. Essa mesma imagem será passada no vv.4: "[...] em ti nos regozijaremos e nos alegraremos; do teu amor nos lembraremos, mais do que do vinho; os retos te amam."

Sulamita continua dizendo: "Suave é o aroma dos teus unguentos; como o unguento derramado é o teu nome; por isso as virgens te amam" (vv.3). Enquanto os relacionamentos de nosso tempo têm sido marcados pelos insultos, moléstias e depreciações, vemos aqui respeito e elogios. Sulamita elogia seu esposo pelo seu exterior, dizendo como ele se produzia bem e era um homem perfumado, mas também elogia o caráter: "como unguento derramado é o teu nome". Você já derramou um frasco de perfume no chão? o cheiro exala pelo ambiente. Sulamita está dizendo que o nome de seu esposo era de boa fama. Seu marido não era um mau-caráter, pelo contrário, era de boa índole, de palavra e honesto, por isso, "as virgens o amavam". Com isso, Sulamita estava querendo dizer que Salomão era um tão bom exemplo de homem, que as jovens que estavam na idade de se casar, queriam ter um esposo como Salomão. Mulheres, antes de namorar, noivar ou se casar, certifique-se do caráter de seu companheiro. Antes da beleza, procure um homem que tenha um bom nome! o final do verso 4 diz: "os retos te amam". Você já viu um homem que sabe trapacear no jogo? ele é amado pelos outros trapaceiros, pois ele é sinal de vantagem. Mas Salomão era amado pelos retos. A retidão de Salomão era conhecida, não sua dissimulação. Lembre-se: Salomão é um tipo de Cristo no livro de Cantares. O nosso Cristo é o cúmulo da retidão!

No vv. 5, Sulamita faz uma queixa: "Eu sou morena, porém formosa, ó filhas de Jerusalém [...]" e no vv.6, continua dizendo: "Não olheis para o eu ser morena; porque o sol resplandeceu sobre mim [...]". Sulamita era moça do campo, e foi justamente lá que Salomão a encontrou. Quando, então, Salomão a trouxe para Jerusalém, ela viu as belas moças de pele bonita, enquanto a dela era rústica e queimada pelo Sol. Por algum motivo, ela se sentia inferior, menos bela. Muitas meninas se sentem assim: desfavorecidas. A vocês, lhes digo: Sulamita casou com o homem mais sábio de seu tempo e um dos mais famosos reis de Israel! ;)

Nos vvs. 7, 8, veremos Sulamita perguntando a Salomão onde é que ele apascentava o seu rebanho, pois ela diz que não queria se assemelhar as prostitutas, que "andam errante junto aos rebanhos dos outros" (vv.7c). Sabe o que vejo nisso? uma modéstia sem igual! Sulamita queria um homem certo para ela. Ela não queria andar de "galho em galho" até achar o cara legal. Ela queria saber onde, de fato, seu esposo apascentava. Salomão dá a resposta, para que ela se encontrasse com ele (vv.8). Temos visto muitas decepções amorosas (o facebook que o diga!). Isso prova que "enganoso é o coração do homem" (Jr. 17.9). Não podemos ser guiados por ele, mas sim, pelo nosso Bom Pastor (Sl. 23.1). Que o Senhor nos guie à pessoa certa!

Salomão enchia sua esposa de elogios, comparando as belas "éguas dos carros de Faraó" (vv.9), conhecidas por sua agilidade e beleza, diz que o rosto e o pescoço de sua amada se destacavam por entre suas jóias (vv.10) e ele mesmo promete dar jóias para sua esposa, só para vê-la ainda mais bela (vv.11). Romantismo a gente vê por aqui! Existe um tipo de elogio que é cínico e/ou lisonjeiro. Não é o que temos aqui. As palavras de Salomão para sua amada são marcadas pela sinceridade e pela grande estima que Salomão tinha por sua esposa.

Num próximo texto, onde falarei sobre o capítulo 2, termino os versos do capítulo 1 e entramos no próximo. Que Deus nos guie a relacionamentos como o de Salomão e Sulamita! Acompanhe esta série de postagens. Oro para que Deus acrescente à sua vida!

Até mais,
Cleison Brügger.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2009 Cleison Brügger | BLOG. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan